Liderança de resultados é a sublimação de todos os tipos de liderança, pois o objetivo de um líder é movimentar pessoas a oferecerem o melhor de si em prol da conquista de objetivos desafiadores.
Vemos fartos exemplos de liderança por resultados em nosso cotidiano, onde os mais perceptíveis estão no universo dos esportes, onde pessoas constroem times vencedores através da agregação de interesses e potenciais.
Ocorre que não é apenas no mundo esportivo que isto acontece, mas certamente o princípio de liderança é muito mais aplicado no universo corporativo, apenas não possui a visibilidade de um esporte, onde o foco de todos está voltado diretamente para o resultado rápido, prático e objetivo.
Neste conteúdo vamos falar sobre liderança de resultados, os tipos de personalidades diferentes dos líderes, os caminhos que percorrem para trazer o espírito de equipe à tona e tirar e dar proveito das conquistas individuais e coletivas, como um elemento motivador e construtor de um time definitivamente vencedor.
Liderança de resultados é envolvimento, compartilhamento, solidariedade, apoio, motivação, incentivo, compreensão, união e, sobretudo, RECONHECIMENTO.
O velho jargão de que existe uma diferença gritante entre ser um líder e ser um chefe é verdade absoluta, pois quem atribui poder, pura e simplesmente, ignora o potencial que a força da união representa na busca de objetivos comuns.
Liderança de resultados. O que é ser um líder
Liderança de resultados é uma visão atualizada daquilo que a maioria entende como comando ou chefia.
A hierarquia no mundo corporativo apresenta diversos perfis e assim como esperamos que as pessoas melhorem profissionalmente, cresçam em habilidades e competências, esperamos o mesmo das lideranças.
Entender o que significa ser um líder é o primeiro passo para compreender que características ele precisa ter.
Um líder, em essência, pode ser definido como alguém que possui as habilidades necessárias que agregam pessoas na direção da conquista de objetivos comuns.
Esta é uma definição catedrática de líder e vamos realizar uma análise mais profunda sobre o que ela contém.
Mover pessoas…
Nesta definição podemos identificar que um líder move pessoas…
Basicamente, um líder precisa unir pessoas em torno do objetivo e isto se dá por muitos motivos, mas podemos destacar os principais…
Primeiro, pessoas fazem o que querem e acreditam e não necessariamente o que mandam.
Esta é a diferença essencial entre líder e chefe.
Um chefe MANDA e, quem tiver juízo que obedeça, segundo o ditado.
Ocorre que não existe motivação em simplesmente obedecer, e o projeto entra em linha de tarefa comum, com resultados comuns, pois tudo é realizado de forma comum, por alguém que se sente comum, e que por isto, não dá nada mais de si ao projeto, pela simples razão de que acredita que o projeto não mereça (e ele está certo).
A figura do líder, em qualquer projeto, existe para coordenar esforços, energia e recursos de forma inteligente, minimizando desperdícios e maximizando potenciais, tornando o improvável em realização.
O líder consegue isto porque monta o projeto em torno das pessoas e não o contrário.
Ele agrega as habilidades e cria pontos motivadores de REALIZAÇÃO em todas as etapas e para todos os personagens envolvidos.
Um líder não oprime, ensina, não cobra, controla, não quebra, constrói.
Possui habilidades…
Uma liderança por resultados acontece sempre a partir do exemplo, pois palavras movem, mas exemplos arrastam.
Um líder move pessoas porque elas acreditam nele e esta crença parte de um elemento fundamental: CONHECIMENTO.
Ninguém segue ou respeita alguém que não sabe o que está fazendo.
O conhecimento é o principal aspecto de respeito de uma equipe por seu líder e se ele não demonstrar claramente que sabe o que faz, que entende mais que todos daquilo que está propondo, os parceiros na empreitada não acreditarão nele e, pior, não acreditarão em si mesmos.
Uma coisa é um incompetente elogiar como você toca piano, outra coisa é ser elogiado por Mozart.
Objetivos comuns…
Uma liderança de resultados possui o talento de construir projetos que contemplem o interesse de todos os envolvidos, criando processos participativos, onde todos receberão os louros pelas conquistas, e não estamos falando apenas de remuneração.
Uma pesquisa realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2018, questionou mais de 25 mil trabalhadores em 80 países do mundo indagando, principalmente, “Porque você trabalha”, dando algumas opções objetivas.
Para surpresa geral, a REMUNERAÇÃO ficou apenas em 3º lugar, perdendo para REALIZAÇÃO PESSOAL que ficou em 2º e para o primeiríssimo lugar disparado: RECONHECIMENTO.
Erram os que acreditam que as pessoas trabalham por dinheiro.
Dinheiro é uma necessidade básica e nem deveria participar como opção neste estudo, já que as pessoas podem até não gostar de dinheiro, mas sabem que precisam dele para viver, ao contrário de todas as outras manifestações, que estas sim, são espontâneas e neste conjunto, o RECONHECIMENTO vem muito à frente de qualquer outro motivo pelos quais as pessoas trabalham.
Criar projetos que permitam o reconhecimento da participação de cada um, criar caminhos de melhoria contínua das pessoas, para que elas sintam seu próprio progresso e conectar tudo isto ao projeto, faz com que o projeto passe a ser delas também.
Liderança de resultados. Os perfis de lideranças construtivas mais reconhecidos
Lideranças de resultados podem envolver alguns tipos diferentes de líderes, normalmente carregando características de personalidade destas pessoas.
A liderança verdadeira é algo que nasce com o indivíduo, podendo ser aprimorado, melhorado e evoluído, como qualquer outra habilidade, tipo tocar um instrumento musical ou se destacar em algum esporte.
Obviamente é possível aprender a tocar violão partindo do zero, qualquer pessoa consegue, desde que tenha interesse e motivação.
A verdade é que, mesmo com todo interesse do mundo e toda a motivação do universo, se não for talhado para aquele perfil de personalidade, o pretendente jamais será um virtuoso do instrumento, pois o que é natural a um virtuoso, para ele, sempre será um esforço programático.
Com a liderança é a mesma coisa.
Não está escrito em lugar nenhum que o filho de um dono de hotel deva ser, necessariamente, um bom gerente de hotel.
O problema é quando os pais resolvem colocar o filho na posição de fazer o que ele fazia, esperando os resultados que ele conseguia.
É provável que o filho faça pior (ou até melhor) que ele, mas nunca fará igual, pois pessoas são essencialmente diferentes, por vezes, parecidas, mas sempre diferentes.
Alguns tipos de líderes mais conhecidos no universo corporativo:
- Líder carismático: O líder carismático é basicamente um motivador, pois costuma ir na frente das tarefas, sempre com um espírito agregador e pronto a se envolver com os problemas de sua equipe, apontando caminhos e buscando soluções para problemas de todos os tipos, incluindo os pessoais, conquistando confiança, o ingrediente fundamental para a liderança por resultados;
- Líder com inteligência emocional: Sabe resolver conflitos e crises, pois possui enorme empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro), além de focar na justiça acima de tudo, o que dá segurança à equipe e serve de baliza emocional para todos os envolvidos, em todos os níveis;
- Líder objetivo: É determinado e, além de outras características positivas, costuma focar diretamente nos resultados, orientando pessoas na direção da realização, resolvendo anomalias e problemas, mantendo o caminho livre para que as pessoas consigam deslanchar em suas habilidades;
- Líder sábio: Estilo MESTRE, é reconhecido por seu vasto conhecimento, sendo balizador de decisões das mais diversas, costuma orientar no processo de “ensinar a fazer”, o que transmite segurança aos liderados, que não hesitam em buscar nele os melhores caminhos para suas dificuldades;
O líder completo possui um mix de estilos e habilidades
Numa liderança de resultados, não é possível ser um líder de estilo único, que seja um bom agregador, por exemplo, mas que não tenha conhecimento aprofundado sobre o tema que lidera.
Os tempos atuais não permitem mais um certo tipo congelado de líder, pois ele terá vazamentos em sua confiança.
É comum, no mundo corporativo, escutarmos comentários do tipo: “Nosso chefe é tão legal, mas não entende nada sobre o que fazemos!”
Ou ainda: “Nosso chefe é tão inteligente, sabe tudo sobre o que fazemos, mas é um grosso no tratamento com a gente!”
Observe que, em ambos os casos, a expressão mais comum é CHEFE, para se referir ao comando.
Esta sensação é destrutiva e desagregadora.
Por chefe, se entende aquele que deve ser obedecido, porque é hierarquicamente superior e, caso não seja atendido, resultará em punição.
Não há nada de agregador ou positivo nisto.
Um chefe manda e segue atrás enquanto um líder lidera e vai à frente, de peito aberto, dando a direção, suporte e apoio à sua equipe.
Para exercer uma liderança de resultados, é preciso agregar várias qualidades, ser mais completo, pois se o colaborador precisa evoluir, o líder precisa evoluir mais ainda, sob pena de ficar para trás e ser substituído, normalmente, por um de seus liderados.
As características de caráter e personalidade de um grande líder
Liderança de resultados requer pessoas capazes de cumprir missões, com determinação, vontade e dedicação, e isto requer elementos que vão muito além de simples capacitações técnicas, é preciso ter personalidade.
E na personalidade de um líder se buscam elementos fundamentais, pois são alicerce na construção da imagem de credibilidade e confiança que sustentam qualquer liderança.
- Humildade: O princípio da humildade é que estabelece uma linha de igualdade entre o líder e seus liderados, pois a humildade deixa transparecer a humanidade, a necessidade de evoluir sempre, o reconhecimento pelas qualidades alheias e, mais importante, quando se é humilde, se abre espaço para novos aprendizados e isto conecta pessoas;
- Integridade: Ter caráter e integridade moral torna qualquer pessoa um exemplo a ser seguido, além de consolidar a confiança, pois ninguém confia num crápula dissimulado, e neste contexto, a integridade empresta credibilidade e confiança ao líder;
- Responsabilidade: Ter responsabilidade com tudo e com todos, desde suas propostas até suas ações, sempre oferecendo a segurança de cumprir com a palavra, de defender os interesses legítimos de seus liderados, o que fortalece as relações, sempre a partir da confiança;
- Persistência: Estar sempre ativo e não desistir, transfere à equipe a visão de que a evolução é um processo construtivo, cheio de etapas e que não se encerra nunca e que por isto é preciso seguir em frente, sempre, sem nunca desistir.
Liderança de resultados é essencialmente humanidade
Liderança de resultados é exercer a humanidade em plenitude, compreendendo as características das pessoas com quem precisa contar, saber que são seres humanos antes de serem números e metas.
Ser líder que alcança objetivos é ser uma inspiração, um ponto de realização e uma luz de orientação para todos os que seguem suas indicações.
Mais que mandar, é pedir, mais que punir é ajudar, mais que exigir é orientar.
Liderança de resultados é engajar pessoas em torno do projeto, demonstrando confiança e exalando confiança, definindo que as pessoas conseguirão REALIZAÇÃO e RECONHECIMENTO com a conquista daqueles objetivos, que aquela conquista não será apenas para a empresa, mas para cada um dos integrantes do time, com participação proporcional à contribuição que cada um entrega naquela vitória.
Ser uma liderança de resultados é mostrar que não existem derrotas e nem derrotados, mas pessoas em constante processo de melhoria e evolução, para que consigam construir sempre um perfil melhor, aprimorando habilidades e solucionando problemas, sendo cada vez melhores e alcançando desafios cada vez mais exigentes.
Esqueça o tempo em que comandados obedeciam ao comandante apenas por determinação.
Os tempos são outros e as pessoas trabalham por seus projetos pessoais, muito antes do que pelos projetos da empresa.
Se muita gente em sua corporação está apontando que trabalha por dinheiro e bônus, então tem algo de errado em sua empresa, pois ou você tem pessoas erradas para tarefas importantes, ou as tarefas estão erradas para objetivos pessoais importantes, e é papel da liderança de resultados entender a diferença e fazer o que precisa ser feito.